Trajetória
Quem é o Pedro Janot
Pedro Janot é um dos maiores nomes do ramo empresarial brasileiro. CEO desde os 27 anos, o executivo foi um dos principais responsáveis pelo sucesso da empresa aérea Azul, na qual foi presidente desde o lançamento até sofrer um acidente que o deixou tetraplégico em 2011, durante uma viagem de descanso.
Além da Azul, Janot também trabalhou com outras grandes marcas como Mesbla, Lojas Americanas, Richards e foi o executivo escolhido para trazer a marca espanhola Zara para o Brasil.
Durante sua recuperação, passou a atuar como palestrante, mentor e investidor. Em 2014, lançou o livro “Maestro de Voo: Pedro Janot e Azul – Uma vida em desafios”. O ano também marcou seu retorno ao mercado para fazer o que mais gosta: ajudar empresas no nascimento e depois nas dores de crescimento.
Hoje, junto aos seus sócios, está à frente do Grupo Solum, empresa que reúne 5 negócios focados no segmento de ativos alternativos. Pedro Janot é um dos palestrantes mais requisitados do país e um mentor especialista em varejo. Além disso, lançou, em 2021, seu segundo livro: “A vida é tudo que você faz com ela”.
Linha do Tempo
Pedro Janot nasce no Rio de Janeiro.
Torna-se bicampeão brasileiro juvenil de vela na classe laser.
Começa a carreira como comprador nas lojas Mesbla.
Casa-se com Débora Janot.
Demonstra seu instinto de liderança nas Lojas Americanas.
Lidera a expansão da Richards e o sonho de se tornar a Ralph Lauren brasileira.
Responsável por trazer a marca espanhola ao Brasil, assume como CEO da Zara.
Encara o desafio de liderar a Divisão de Não-Alimentos do Grupo Pão de Açúcar.
É convidado por David Neeleman para ser o primeiro presidente da Azul Linhas Aéreas.
Sofre um acidente que o deixa tetraplégico.
Cria a consultoria Contravento e publica seu primeiro livro,
“Maestro de Voo”.
Funda o Grupo Solum junto aos sócios Rodrigo Fiszman, Patricia Stille e Alexandre Amitay.
Entrega do primeiro E195-E2 da Azul, em homenagem ao Pedro, com os valores da companhia no corpo do avião e as suas iniciais na cauda.
Lança seu segundo livro, “A vida é tudo o que você faz com ela”.
O Acidente
Em 2011, três anos depois de se tornar o primeiro presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot sofreu uma queda de cavalo durante uma viagem de descanso em seu sítio. O tombo provocou uma grave lesão abaixo do pescoço dele, deixando-o tetraplégico.
O tratamento para recuperar os movimentos fez com que ele se afastasse do posto de CEO na Azul. Anos depois, ele recuperou parcialmente a mobilidade dos braços e pernas.
Ao longo do tratamento, o executivo passou a dar palestras sobre liderança e lançou a biografia Maestro de Voo: Pedro Janot e Azul – Uma vida em Desafios.
O retorno efetivo ao mercado de trabalho aconteceu em 2014. Como declarou ao voltar, Pedro Janot estava fazendo o que mais gostava: lançar uma companhia e vê-la crescer.
Foi esse desejo que o motivou a lançar a consultoria Contravento. A ideia, como Janot contou à Revista Exame ainda em 2014, era “criar uma consultoria que não fosse muito ampla e que ajudasse a levar valor para as empresas, baseado no meu aprendizado na Zara, que é a maior e mais rentável rede de varejo de moda do mundo”.
Embora não seja mais CEO da Azul, Pedro Janot segue fazendo parte da companhia como acionista e lembrado por onde passa pela cultura que ajudou a construir.
Mais recentemente, em 2021, ele lançou sua segunda obra literária: A vida é tudo o que você faz com ela.