Por onde começar uma startup?

Categorias

A startup acontece quando você sente algo muito forte no seu peito, que você vai construindo e tramando e materializando em um plano de ação, uma visão. Então, é dessa forma que você começa a buscar o seu sonho, algo intangível, que você não consegue apalpar, tocar, mas você vê a oportunidade no fim do túnel.

O primeiro passo, uma vez visto isso, é trazer uma equipe com quem você possa dividir claramente o que quer e para onde vai andar. É importante ver se essas pessoas estão alinhadas com o seu sonho e com a sua capacidade de fazer. É preciso uma pessoa alinhada com o seu sonho e os seus valores para poder tirar esse sonho do chão.

Os momentos iniciais são sempre muito duros, pois há caminhos que você não sabe entrar… Você até entra, erra e tem que pivotar imediatamente para outra direção. Esse zigue zague vai te colocar no rumo correto da sua startup.

Chega um determinado momento, em que você recebe dinheiro, investimento de fora. Esse momento se dá quando você já executou tudo o que podia com os seus próprios recursos e você percebe que precisa de mais. E vem o grande movimento de vender o seu sonho para terceiros. Os terceiros são os investidores e, por isso, eles têm que se encantar também pelo seu projeto. E aí começa uma negociação mais dura que é de valor, de capacidade de entrega, se o seu planejamento está bem feito, se tudo que está por trás do ponto de ação com o cliente está suportando esse momento.

Por último, para ter uma startup, naturalmente, o idealizador tem que ser um líder. Um líder inspirador, que nunca deixa a peteca cair, que esteja sempre sorrindo, motivando a sua equipe e sonhando com aquilo que não está materializado ou que começa a ser maturizado. Portanto, se lance no seu sonho! Se você encontrar uma luz lá no fim do túnel, ali pode estar o seu sucesso.

Posts Relacionados