A importância do Visual Merchandising

Categorias

Compartilhe nas redes

O apelo visual é uma das estratégias mais importantes no varejo. Conhecida por Visual Merchandising, a prática faz a diferença no momento da tomada de decisão dos consumidores.

Nós sabemos que as pessoas são atraídas pelos produtos visualmente bonitos. Por isso, é fundamental que as lojas consigam atrair o cliente.

Entretanto, você sabe quais itens colocar na posição de destaque do seu Visual Merchandising? Para chamar atenção, você deve colocar em destaque os produtos geradores de imagem, conteúdo e desejo ao consumidor.

No caso de uma loja física, por exemplo, é possível notar mesas ou araras que suportam as vendas desses itens. Trazer esse complemento aos produtos é um dos benefícios do Visual Merchandising.

O objetivo dessa ferramenta é levar para o consumidor o alinhamento do que a marca é, qual é o significado dela e o que ela leva para você. É como um jogo de percepção.

Pense nestas duas situações: uma loja bagunçada com bons preços e uma loja organizada com preços mais caros. Quem vai ganhar essa disputa?

Naturalmente, o consumidor vai optar pela loja em que ele consegue ver claramente o produto que está sendo oferecido. Assim, entende que está tomando a decisão correta.

Aqui, é fundamental você ter capacidade de implementar o Visual Merchandising. Caso contrário, terá uma loja com menos vendas e menor atratividade.

Para ter sucesso com a prática, você precisa fazer um esforço extra com o seu departamento de compras para que todas as peças sejam expostas e programadas visualmente. Assim, os produtos que estarão na loja podem construir a imagem da marca.

Outro aspecto importante é a iluminação do ambiente. O ponto focal da loja deve ser definido com objetividade.

Além disso, deverá ter 7 vezes mais lumens sobre a peça que você quer destacar. Uma loja física mais escura que apresenta a iluminação perfeita em cima das roupas, por exemplo, é uma forma de ponto focal definido a partir do Visual Merchandising.

A partir das minhas experiências, posso falar sobre o que acontece na Zara. Ela apresenta um processo em que a loja toda é dividida e você pode ver que as melhores roupas ficam à esquerda de quem entra no estabelecimento.

As peças são integradas entre si, formando uma coleção. Dessa forma, o cliente pode montar os looks a partir das variações dispostas no ambiente.

Esse conceito mostra como o Visual Merchandising muda a percepção do cliente em relação ao seu produto. Ele pode ser o seu maior aliado ao organizar corretamente a disposição dos itens oferecidos. Bem praticado, gera resultados positivos.

Posts Relacionados