De onde vem a motivação para trabalhar? A principal motivação vem de forma simples: do coração.
É preciso ter muita vontade de fazer aquilo que você escolheu. Com essa vontade, você é capaz de fazer coisas inimagináveis. É por isso que você deve buscar uma atividade que te estimule e emocione.
Essa é a diferença de alguém que vai ter sucesso na vida para as pessoas que não tem: a capacidade de se emocionar com o que você escolheu como trabalho.
Apesar de isso ser o principal, outros fatores também são importantes para motivar a si próprio e à sua equipe. Veja algumas dicas:
1. Trabalhar tem que ser divertido
Falamos sobre coração, mas trabalhar também é cérebro e alma. Essas três coisas fazem diferença.
Quando as pessoas estão se sentindo confortáveis no ambiente que você desenvolveu e trabalhando juntas em harmonia, ir ao local de trabalho todos os dias não é nenhum sacrifício. Se tudo corre bem, o seu time se dá bem, produz junto e ri junto.
2. Trabalhar para um objetivo
Pergunte-se: “Por que eu estou aqui nesse estágio? Para ganhar R$150 de vale refeição ou estou aqui para aprender e crescer”. Eu estava no meu estágio para aprender e assim queria fazer o melhor que pudesse. Para isso eu tinha que me relacionar com as pessoas, levar conteúdo para o meu chefe, etc.
Quando você entra em uma empresa, os seus superiores estão prestando atenção e procurando um talento, uma pessoa que está entregue. Então, as pessoas que estão ali apenas cumprindo tabela não vão se dar tão bem quanto aquele estagiário que sempre pede mais trabalho e mais desafios.
A minha proposta para mim mesmo sempre foi fazer mais rápido, com mais qualidade e ir além do necessário.
3. Trabalhar com propósito
Depois que você já estiver se posicionando na vida, você tem que buscar uma empresa em que o seu propósito se encaixe com o da companhia, ou empreender em um negócio que se encaixe com o seu propósito.
Sem propósito você não vai chegar lá.
É preciso se perguntar “O que é eu quero?”, “Onde desejo chegar?” e tomar decisões a partir disso todos os dias no seu trabalho e nas suas escolhas de carreira.